Prospecto do estudante Field Ready Moçambique

Introdução

Field Ready é um programa de formação que lhe dará o conhecimento, habilidades e atitudes que os empregadores procuram. Se você completar o programa Field Ready, você será mais capaz de encontrar um emprego e executá-lo bem quando você começar a trabalhar. Há muitas empresas que estão à procura de jovens moçambicanos com alta taxa de empregabilidade e que estão prontos para trabalhar. Juntando-se ao Field Ready, você pode ser um deles.

Sua experiência de aprendizado com o Field Ready será altamente prática.
Você aprenderá como fazer as coisas, bem como assimilar o conhecimento que você precisa para ter sucesso. O Field Ready também lhe dará formação em habilidades pessoais – isso ajuda você com coisas como habilidades de comunicação, trabalhando com outros e resolvendo problemas. E você também será formado em inglês. Isto significa que quando você se graduar, você estará preparado para a vida de trabalho.

Este documento destina-se a fornecer-lhe algumas informações básicas sobre o programa de Field Ready, para explicar o processo de candidatura e para destacar as suas perspectivas de carreira, se você completar o programa.

Field Ready Moçambique

O programa Field Ready de Moçambique é apoiado pelo governo de Moçambique, mais notavelmente através do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional. Será ministrado em dois locais: o Instituto Comercial e Industrial de Matola e o Instituto Comercial e Industrial de Nampula.

O termo “Field Ready” descreve uma pessoa que é altamente empregável e que está pronto para fazer uma contribuição positiva para o seu empregador, logo que começar a trabalhar. O ‘Field’ pode se referir a qualquer local industrial onde os graduados possam trabalhar. Esta pode ser uma fábrica de processamento de alimentos, uma fábrica de cimento, uma plataforma de petróleo & gás ou uma cervejaria. Se você concluir o Programa Field Ready, você estará pronto para trabalhar em qualquer lugar.

O programa de Field Ready destina-se a estudantes de engenharia que tenham completado um grau ou um nível médio-técnico (12ª Classe). Para ser aceite no programa, terá de concluir um processo de selecção de seis estágios. Se você tiver sido bem-sucedido, você receberá uma bolsa de estudos de uma das empresas que estão envolvidas no Field Ready Moçambique. Esta bolsa paga suas taxas, alojamento e despesas, o que significa que você pode participar livremente no programa.

As bolsas são pagas por empresas que procuram contratar técnicos e engenheiros de nível básico. Estas empresas fazem parte do Field Ready porque querem apoiar a empregabilidade dos jovens locais.Assim que os alunos completarem o programa, serão empregados pela empresa patrocinadora ou por outro membro da Aliança Field Ready. Isto significa que, como um estudante Field Ready, você tem uma chance muito forte de ser empregado se você completar o programa e pode demonstrar que você é “Field Ready”.

A Aliança Field Ready é um grupo de empresas comprometidas com a abordagem Field Ready, que patrocinam bolsas de estudo para os alunos.Em Moçambique, as empresas da Aliança incluem Sasol, Anadarko, Kenmare Resources, Cahora Bassa Dam (HCB) e a Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC).

O Field Ready não é apenas executado em Moçambique. O primeiro programa de Field Ready foi lançado em Gana, em 2016 e tem sido um grande sucesso. Cada um dos alunos que completaram o programa foi contratado por grandes empresas internacionais. Provam o valor e o impacto que o Field Ready pode trazer.

Moçambique é o segundo país a ter programas Field Ready. Esperamos expandir o programa em Moçambique, crescendo a cada ano e tornando-se o primeiro programa de empregabilidade de escolha para estudantes e empregadores.

O programa Field Ready

O programa Field Ready foi concebido para apoiar alguns dos mais brilhantes e mais aptos estudantes de Moçambique a tornarem-se altamente empregáveis e prontos a começar a trabalhar na indústria.O programa é ensinado ao longo de 32 semanas e cada aluno será dado:

  1. Formação em Engenharia técnica – isso inclui uma combinação de teoria e treinamento prático em diferentes disciplinas de engenharia, incluindo mecânica, electricidade e mecânica-auto. Isso lhe dará o conhecimento básico e habilidades que você precisa para trabalhar na indústria.
  2. Formação em saúde, segurança e meio ambiente (HSE) – Isto ensina-o a trabalhar de forma segura e profissional dentro de qualquer contexto industrial. Esta é uma parte vital do que significa ser Field Ready.
  3. Habilidades pessoais aplicadas – Trata-se de atitudes e comportamentos que os alunos precisam fazer bem em qualquer ambiente profissional. Às vezes, estes são chamados de “habilidades de empregabilidade”.
  4. Formação em língua inglesa – todos os alunos do Field Ready terão uma base na língua inglesa que abre mais portas ao emprego, particularmente com empresas internacionais.
  5. Experiência de campo – todos os alunos terão a oportunidade de experimentar em primeira mão o tipo de ambiente de trabalho que irão aderir quando completarem os seus estudos. Isso envolve uma colocação com uma das empresas na Aliança Field Ready.

No final das 32 semanas, você terá uma avaliação final com os Comissários Técnicos Field Ready. Estas são as pessoas que trabalham para as empresas na Aliança Field Ready. A avaliação baseia-se no seu desempenho ao longo de todo o programa. Se os Comissários Técnicos estão confiantes de que você obteve o nível certo de conhecimento, habilidades e comportamentos, você será recomendado (ou aprovado) como “Field Ready”. Ao ser aprovado como Field Ready pelos Comissários Técnicos, você terá uma referência poderosa e única que irá ajudá-lo a alcançar seus objetivos de carreira. Uma vez que você se formou com sucesso a partir de Field Ready, você vai começar a trabalhar com sua empresa patrocinadora ou com outra empresa da Aliança Field Ready.

Para quem é o Field Ready?

O Field Ready foi projetado para candidatos que concluíram recentemente uma qualificação em engenharia com grau ou nível medio-tecnico (12ª Classe). Isso pode incluir mecânica geral ou auto, electricidade, de processamento de alimentos ou outras disciplinas de engenharia.

Se você é apaixonado, entusiástico e trabalha duro- e se você quer ter uma carreira no sector industrial- então o Field Ready é para você.

Razões para fazer parte do Field Ready

O Field Ready oferece aos alunos a oportunidade de:

  1. Ter a sua mensalidade, alojamento e algumas ajudas de custo pagos por uma das empresas que apoia Field Ready;
  2. Desenvolver as competências, conhecimentos e comportamentos de que necessita para ser empregado no sector industrial em Moçambique;
  3. Aprender uma ampla gama de habilidades de engenharia prática em disciplinas mecânicas, electricidade e mecânica-auto;
  4. Ganhar uma experiência prática valiosa através de visitas de campo e estágios de trabalho com empresas que fazem parte da Aliança de Field Ready;
  5. Construir seu conhecimento em saúde, segurança e meio ambiente (HSE) e entender como ser um funcionário seguro e profissional;
  6. Ganhar as habilidades essenciais da língua inglesa que precisa para trabalhar em um contexto industrial (particularmente com empresas internacionais);
  7. Desenvolver habilidades pessoais de modo que possa se comportar de uma maneira profissional e possa demonstrar a atitude e a personalidade que os empregadores estão procurando e seja orientado pelos Comissários Técnicos que são técnicos sêniores que trabalham para a Aliança Field Ready;
  8. Fazer parte do primeiro programa de Field Ready em Moçambique, um programa que é apoiado pelo governo e apoiado por grandes empresas nacionais e internacionais
  9. Junte-se a uma equipe de outros estudantes talentosos e ambiciosos que apoiarão uns aos outros e compartilharão sua jornada para se tornarem Field Ready!

Processo de seleção de estudantes

O programa Field Ready usa um processo de seleção competitivo de seis estágios. O nosso objectivo é encontrar o talento de engenharia mais promissor de todo Moçambique. Pode ser você!

Os alunos são contatados via e-mail após cada um dos seis estágios para informá-los se eles foram bem sucedidos ou não. Os candidatos bem-sucedidos são então convidados para a próxima fase. As seis etapas do processo de seleção são alistadas abaixo:

  1. Os candidatos escrevem uma declaração pessoal de não mais de 250 palavras descrevendo por que eles gostariam de fazer parte do programa de Field Ready;
  2. Eles, então, completam um formulário de candidatura que pergunta sobre realizações acadêmicas e aspirações de carreira;
  3. Um exame de engenharia é então realizado em um Instituto Técnico local;
  4. Depois disso, os candidatos completam um exame de lógica e raciocínio; Isso também é realizado em um Instituto Técnico local;
  5. As entrevistas em grupo são então realizadas envolvendo Comissários Técnicos e representantes do Field Ready;
  6. Finalmente, os candidatos têm entrevistas individuais com um Comissário Técnico para completar uma avaliação final para seavaliar se eles são adequados para aderir o Programa Field Ready

O que estamos procurando?

O processo de seleção de alunos foi projetado para avaliar se você se vai comportar bem como parte do programa de Field Ready. Nós olhamos para o seu desempenho acadêmico, bem como suas habilidades pessoais e sua atitude. Nós olhamos para os candidatos que são:

  • Ansiosos para aprender e ambiciosos para a sua carreira;
  • Inteligentes e capazes com uma boa ética de trabalho;
  • Capazes de trabalhar bem em equipe, ouvir, tomar decisões e resolver problemas;
  • Apaixonados pela oportunidade que o Field Ready oferece.

Bolsas

Os candidatos que forem premiados com um lugar no programa Field Ready receberão uma bolsa de estudos totalmente financiada para cobrir os custos de mensalidades, alojamento e alguns valores para apoiar com os custos de vida. Estas bolsas de estudo são pagas por empresas na Aliança Field Ready.

Cada bolsa paga o seguinte:

  • Todos os custos de matrícula;
  • Custos de alojamento
  • Subsídio mensal de $100 USD para alimentos, água, lavanderia e outras despesas correntes;
  • Viagens e seguro para visitas de experiência de campo;
  • Equipamento de proteção individual incluindo macacão, óculos de proteção, luvas e calçados;
  • Uma camisete Polo com a marca Field Ready para usar em eventos especiais e na cerimônia de graduação.

Perspectivas de carreira

Os graduados Field Ready são contratados por grandes empresas internacionais ou nacionais de diversos sectores, incluindo petróleo e gás, energia, mineração, processamento de alimentos e transporte.

Se você se graduar como “Field Ready” você pode esperar encontrar um emprego rapidamente e começar suas carreiras como um engenheiro de nível básico, técnico ou operador em uma planta industrial, fábrica, Porto ou empresa na área de petróleo e gás.

O programa não se destina a treinar aqueles que querem trabalhar em um escritório.

Os graduados Field Ready em Gana são agora empregados com sucesso como engenheiros de operações, especialistas em campo e supervisores civis.

Acordo de vínculo estudantil

Se você ingressar no Field Ready, você será obrigado a assinar um acordo legal- o vínculo estudantil- antes de iniciar o programa.

O vínculo estudantil significa que você deve aceitar qualquer oferta de emprego feita pela empresa que lhe patrocina logo que completar seus estudos. Você deve então permanecer nesse trabalho por um mínimo de 12 meses. Se a empresa patrocinadora não lhe oferecer um emprego, vamos ajudá-lo a encontrar emprego, quer com outro membro da Aliança Field Ready ou através do nosso parceiro de recrutamento local.

Os estudantes que não cumprem com o acordo de obrigação têm que pagar com retroactivos o custo de sua bolsa de estudos à Getenergy Field Ready Ltd.

Isso significa que você deve pensar com muito cuidado sobre as perspectivas de carreira que o Field Ready oferece e estar confiante de que você deseja trabalhar nessas funções.

Glossário

Programa Field Ready – um programa intensivo de empregabilidade ministrado por instrutores de instituições de ensino.

Aliança Field Ready -o grupo de empresas que formam o programa Field Ready e apoia as bolsas de estudo para estudantes de cada país em que o Field Ready está presente.

Comissário Técnico – um técnico experiente indicado pela empresa para representar os seus interesses na formação do pessoal Field Ready nas instituições do governo que são licenciados pela Getenergy Field Ready Ltd.